"É tempo de se falar, mostrar e compartilhar o conhecimento das mulheres, de uma maneira mágica, mística. É tempo de as mulheres descobrirem mais sobre seus próprios mistérios - seus processos de mesntruação e nascimento e os ciclos de suas emoções. É tempo de compartilhar isso com os homens. Muitas mulheres dizem: 'O que posso compartilhar? Eu mesma não compreendo.' Bem, é tempo de elas se voltarem para dentro de si mesmas e dizer: 'O que é isto que estou sentindo? Se tivesse de explicar a alguém o que é ser uma mulher, o que diria? O que posso fazer para me tornar mais como deusa num corpo de mulher - mais uma criadora de magia?' A Deusa interior é aquela que sabe - que leva informação de um sistema para outro."

Terra: Chaves Pleiadianas para a Biblioteca Viva - Barbara Marciniak

quarta-feira, 27 de abril de 2011

2@ Vermelha - Campanha 2011



02 de maio, segunda-feira!
1 milhão de mulheres celebrando sua menstruação.
Ativismo menstrual em ação!

A campanha tem como mote a valorização da menstruação em vários aspectos, para incentivar as mulheres a cuidar de sua saúde íntima e reprodutiva, dando-lhe maior visibilidade no cinema, nos meios impressos, na arte, em outras mídias e redes sociais. A iniciativa no Brasil é do Coletivo de Mulheres Clã Ciclos Sagrados. Este ano a novidade é a transmissão simultânea da mesa-redonda em torno do tema que acontecerá em São Paulo.

Está chegando a hora de mais uma Edição da Campanha 2@Vermelha!!!

Todos os anos, desde o início da campanha no Brasil em 2008, sempre criamos formas de incentivar as pessoas, homens e mulheres, principalmente as mulheres, a gerarem ações para chamar a atenção para o slogan da Campanha: 1 milhão de mulheres celebrando sua menstruação!
Este ano, como curiosas que somos, resolvemos verificar como anda a cena do ativismo menstrual no Brasil. Se é que ele já existe!

Bom, então ficaremos mais ou menos assim:

.::AÇÃO PRINCIPAL::. Algumas perguntas irão nos nortear esse ano:
Quais mudanças ocorreram e, se ocorreram, para onde estamos indo? Existem mais mulheres valorizando sua menstruação? Ou as mulheres que já valorizavam antes é que estão mostrando a cara? As mulheres que (ainda) não gostam de sua menstruação, continuam acreditando nisso? Algo mudou? Faz e fez diferença se ter acesso a formas de segurar o sangue menstrual (absorventes reutilizáveis e coletores) ? O que isso efetivamente traz para saúde física, emocional e política da mulher? As mulheres estão mais responsáveis por seus corpos? Se sim, por que ainda tem tanta gente, que não seja a mulher, falando com autoridade sobre o corpo dela? As mulheres que escolhem parar de menstruar escolheram isso ou alguém escolheu para ela? Se ela escolheu, existe produção cientifica sobre os danos a longo prazo na saúde emocional e física da mulher com relação a essa escolha? Seria reversível?

Por isso, como ação principal, iremos fazer uma Tarde de Palestras e uma mesa-redonda, aqui em São Paulo, para discutirmos, trocarmos e descobrirmos o que se tem de novo sobre o assunto e, se porventura, novas dúvidas surgiram.

.::Palestrantes::.
Contaremos com mulheres que já há algum tempo vem levantando essas questões no Brasil e teremos a honra de contar, ainda, com palestras internacionais em conference call.

.::Novidade::.
Você deve estar pensando: “Ah, mas eu não estou em São Paulo!”. Mas graças a esse mundo fabuloso da rede teremos duas formas de você estar conectad@:
• Transmissão simultânea da mesa-redonda, a partir das 20hs;
• Exibição posterior na Tv2@Vermelha de toda a tarde de palestras;

.::Outras formas de participar::.
• Manifestar-se no Twitter, Facebook e outras mídias sociais. (usando o tag da campanha)
• Gerar o um post no seu blog, se tiver. (com a imagem oficial)
• Ir de vermelho para o trabalho.
• Presentear suas amigas e companheiras de trabalho com algo simbólico.
• Organizar um encontro com suas amigas para discutir o assunto. (se possível, registre e envio-nos uma foto com relato)

O combinado é que você possa nos enviar o que de bacana surgiu dessa troca. Isso irá ajudar para continuarmos a manter o museu da Campanha2@Vermelha, além de aumentar as informações a respeito do que pensa a mulher contemporânea sobre menstruação. SEMPRE CITANDO A FONTE.

.::Importante::.
• Use, ainda, sempre que possível, folder/imagem/logo da campanha do ano corrente, assim, quem não sabe de nada do que está acontecendo e do que você está falando pode ser capaz de imediatamente fazer um link.
• Este ano, só aceitaremos fotos para o banco de dado/museu de quem tenha algo na foto que indique que o registro foi no dia da campanha. Ou seja, que vocês estejam usando a imagem na mão, por exemplo, para que indique que estavam todas reunidas no dia da Campanha, dia 02 de maio de 2011.
• Use o e-mail para nos enviar: cladosciclossagrados@yahoo.com.br

.::POR QUE COMEMORAR?::.
• Para criar:
• Um senso de diversão em torno da menstruação;
• Para incentivar as mulheres a cuidar de sua saúde menstrual e reprodutiva.
• Para criar uma maior visibilidade da menstruação, no cinema, impresso, música e outras mídias.
• E para melhorar a honestidade sobre a menstruação em nossos relacionamentos.

.::ONDE?::.

• Em seu dormitório, sozinha
• sala de aula ou apartamento,
• na casa de um@ amig@,
• em um parque ou outra área aberta
• na faculdade ou na escola
• em um restaurante ou café
• em qualquer lugar!

.::Organização BRASIL::.

.::SERVIÇO::.

PROGRAMAÇÃO:
16h: Conference Call

Palestras:
17h: Bia Fioretti
18h: Danielle Sales
19h: Monika Von Koss
20h as 21hs30 – Mesa-redonda com Mediação de Sabrina Alves: Monika Von Koss, Danielle Sales, Bia Fioretti e participação de perguntas.

::ONDE:: Instituto Naradeva Shala
Endereçeo: R. Coriolando, 169/171 (próximo ao Shopping Bourbon e ao Sesc Pompéia)
www.naradeva.com.br

::Contribuição::
1 kg de alimento não perecível humano + 1 kg de ração para gato ou cachorro.
Ou
2 kgs de alimento humano

::Contato::
+E-mail: cladosciclossagrados@yahoo.com.br
+Fone: 3862-7321 (no Naradeva Shala)
ATENÇÃO REVENDEDORES: quem quiser rever absorventes e coletores e produtos relacionados ao tema, entrar em contato com Lu ou Lilian pelo fone: 11-3862-7321

+Informações:

http://www.campanhasegundavermelha.org/

www.cladosciclossagrados.com

+Siga-nos: TWITTER: @SegundaVermelha

+Facebook – https://www.facebook.com/pages/Campanha2aVermelha/216274995054197

.::Organização e Realização Brasil::.
Coletivo
Clã dos Ciclos Sagrados
www.cladosciclossagrados.com

.::APOIO::.
Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala
www.naradeva.com.br

sábado, 2 de abril de 2011

Adoro essa mutação que sou! Parece que a vida tem mais emoção, sei lá, pois cada segundo é vivido com uma intensidade tão forte, que as coisas se eternizam de uma forma magnânima. Passo de dias molhados de lágrimas à dias eufóricos e apaixonados tão rapidamente, que mesmo sendo questão de segundos, parecem realmente dias, meses, ou anos, que insistem em se repetir infinitamente. Gosto disso, porque vivo me supreendendo comigo mesma constantemente. Todo dia aprendo mais, seja com minhas lamentações ou com meus agradecimentos. Aprendo o quanto não quero engessar minhas verdades, nem colocá-las em pedestais inalcansáveis, deixando-as longe de minha realidade. Aprendo que geralmente é exatamente isto que faço, me mantendo sempre longe da prática que gostaria de ter, e que no fundo talvez eu esteja indo e vindo entre jogos de auto-enganos. Mas eu adoro perceber isso, amo ver minhas expectativas se desfazerem feito castelos no ar, amo sentir que não sei de nada, que errei, que preciso recomeçar. Amo saber que tudo na vida vem por merecimento e que mesmo que não se entenda o balé que Ela é, mesmo que se queira acelerar um ritmo vital e natural, na hora certa as coisas acontecem: a lágrima seca com o Sol que se abre majestoso e alumia a vida verde-azul-multi-colorida que apenas é lá fora.

Foto: Gustavo Paterno - www.midiativismo.wordpress.com