"É tempo de se falar, mostrar e compartilhar o conhecimento das mulheres, de uma maneira mágica, mística. É tempo de as mulheres descobrirem mais sobre seus próprios mistérios - seus processos de mesntruação e nascimento e os ciclos de suas emoções. É tempo de compartilhar isso com os homens. Muitas mulheres dizem: 'O que posso compartilhar? Eu mesma não compreendo.' Bem, é tempo de elas se voltarem para dentro de si mesmas e dizer: 'O que é isto que estou sentindo? Se tivesse de explicar a alguém o que é ser uma mulher, o que diria? O que posso fazer para me tornar mais como deusa num corpo de mulher - mais uma criadora de magia?' A Deusa interior é aquela que sabe - que leva informação de um sistema para outro."

Terra: Chaves Pleiadianas para a Biblioteca Viva - Barbara Marciniak

terça-feira, 30 de agosto de 2011

1° Encontro Projeto Ciranda Grávida

No último sábado dia 27.08 a R.A.M.A. (Rede de Apoio à Maternidade Ativa), em parceria com o PermaSer (Grupo Permacultural Ser Ecológico - http://permaser.wordpress.com/), realizou o 1° Encontro da 1° Edição do Projeto CIRANDA GRÁVIDA. Objetivando a Educação Perinatal, por acreditar que a troca de informações é de essencial importância para o processo de emponderamento das mulheres em sua gravidez e parto, tornando-as assim consumidoras e não pacientes passivas, foram discutidos os temas Parto Ativo e Violência Obstétrica. Estavam presentes tanto grávidas quanto mamães já paridas, e em especial duas destas, Rosário e Karla, com seus filhotes lind@s e saudáveis, ambos nascidos em partos domiciliares, relataram emociondas as suas experiências de partos ativos. A partir disto e também de suas experiências prévias de partos normais em hospital (com direito a todas as intervenções possíveis), pudemos fazer paralelos entre estar ativa em um parto, os tipos de violência obstétrica e a relação com situações específicas de emergência, o quadro obstétrico no Brasil e a necessidade de estar informada e se colocar enquanto consumidora com direitos que devem ser respeitados; direitos que vão além das relações de poder que infelizmente ainda existem em nosso país de mente e postura colonizada.
Mulherada em roda gestando sonhos
Improvisamos no espaço com esteiras, colchonetes e almofadas, mas o dinheiro arrecadado no dia será pouco a pouco aplicado nestas demandas. Também nos esquecemos de levar lanches, grávidas precisam comer pouquinho à cada 2-3 horas, assim fica a deixa pro próximo encontro, ok? Levemos alguma comidinha de casa e compartilhamos no final! Infelizmente o tempo foi curto e não deu pra passarmos o vídeo sobre o trabalho das Doulas, mas este tema é transversal à muitos outros e teremos oportunidades de voltar à ele. Como algumas das presentes acharam a periodicidade de 1 vez por mês pouca, estamos gestando a possibilidade de intercalarmos o Projeto Ciranda Grávida com sessões de vídeos sobre maternidade e parto, mas são gestações ainda, vamos ver como as Deusas do parto nos guiam!
Mamãe Rosário com sua cria no braço, e o forte Sananda logo atrás nos olhando.
No mais, sigamos com a certeza de que naquele dia algo de muito poderoso aconteceu dentro de nós, e pouco a pouco a plântula das sementes que plantamos juntas vai germinar e ramar, crescer, abraçar outras tantas mulheres. Agora, desfrutem do vídeo do parto natural domiciliar da loba Rosário, um belo exemplo de fêmea selvagem!!!



2 comentários:

Quem? disse...

Obrigado

Indra disse...

Eu que sempre tive medo achei muito bonito! Emocionante!