"É tempo de se falar, mostrar e compartilhar o conhecimento das mulheres, de uma maneira mágica, mística. É tempo de as mulheres descobrirem mais sobre seus próprios mistérios - seus processos de mesntruação e nascimento e os ciclos de suas emoções. É tempo de compartilhar isso com os homens. Muitas mulheres dizem: 'O que posso compartilhar? Eu mesma não compreendo.' Bem, é tempo de elas se voltarem para dentro de si mesmas e dizer: 'O que é isto que estou sentindo? Se tivesse de explicar a alguém o que é ser uma mulher, o que diria? O que posso fazer para me tornar mais como deusa num corpo de mulher - mais uma criadora de magia?' A Deusa interior é aquela que sabe - que leva informação de um sistema para outro."

Terra: Chaves Pleiadianas para a Biblioteca Viva - Barbara Marciniak

sábado, 5 de novembro de 2011

3° Encontro Projeto Ciranda Grávida

No dia 29.10, nos reunimos mais uma vez para o 3° encontro da 1° Edição do Projeto CIRANDA GRÁVIDA. O encontro estava marcado para o dia 22.10, mas tivemos a felicidade de na mesma data presenciar a chegada de Krisnha ao mundo; assim, foi cancelada a ação e adiada pro sábado seguinte. Foi interessante tal imprevisto ter acontecido pois o tema a ser discutido era justamente "Aspectos fisiológicos, emocionais e espirituais do parto" - vivenciamos na prática a imprevisibilidade deste evento. Por ter sido cancelado e remarcado muito em cima da hora, muitas pessoas não puderem ir, o que foi uma pena pois gostaríamos muito de ouvir os depoimentos das mamães já paridas. 

No dia tivemos a presença de 3 grávidas, todas de primeira viagem e ávidas por saber sobre o parto. No início houve um relaxamento com visualização guiada e em seguida nos apresentamos, cada gestante falando de sua relação com a gravidez, dúvidas e expectativas pro parto. Sobre as multifacetas do parto, a parteira Regine Marton, mais experiente na roda, se encarregou de fazer uma contação de estória baseadas em suas experiências de parto e parteria - fizemos uma viagem desde o início das contrações até a saída do bebê. Eu, que nunca fui mãe e nem estou grávida, fiquei com ouvidos bem atentos e boca fechada. No final do encontro, falei um pouco sobre minha concepção do parto - que trás muito das poucas e fortes experiências que tive como doula - tendo o aspecto espiritual como alicerce!

Anciã passando sabedoria pras mais novas.   

Desta vez tivemos uma pausa pra comer no meio do encontro! E as tão esperadas almofadas chegaram - gratidão a costureira Ed Soares pelo belo trabalho!

Recarregando as energias e as almofadas colorindo o lugar!

Mais uma vez a R.A.M.A (Rede de Apoio à Maternidade Ativa) agradece aos presentes, áqueles que não puderam ir mas que acreditam no projeto, e ao PermaSer (Grupo Permacultura Ser Ecológico) pela parceria. E vamos seguindo - por uma nova forma de nascer e ser no mundo!

Um comentário: