"É tempo de se falar, mostrar e compartilhar o conhecimento das mulheres, de uma maneira mágica, mística. É tempo de as mulheres descobrirem mais sobre seus próprios mistérios - seus processos de mesntruação e nascimento e os ciclos de suas emoções. É tempo de compartilhar isso com os homens. Muitas mulheres dizem: 'O que posso compartilhar? Eu mesma não compreendo.' Bem, é tempo de elas se voltarem para dentro de si mesmas e dizer: 'O que é isto que estou sentindo? Se tivesse de explicar a alguém o que é ser uma mulher, o que diria? O que posso fazer para me tornar mais como deusa num corpo de mulher - mais uma criadora de magia?' A Deusa interior é aquela que sabe - que leva informação de um sistema para outro."

Terra: Chaves Pleiadianas para a Biblioteca Viva - Barbara Marciniak

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

2° Encontro Projeto Ciranda Grávida


Aconteceu no último sábado (24.09) o 2° Encontro da 1° Edição do Projeto CIRANDA GRÁVIDA, com o tema “Aspectos fisiológicos, emocionais e espirituais da gravidez”. Iniciamos o encontro nos apresentando e ouvindo um pouco sobre as histórias de vida dos presentes - 4 mamães em gestação, sendo uma delas acompanhada do maridão. Como 3 eram mães de primeira viagem, discutimos bastante sobre as várias facetas da gravidez com base em suas próprias experiências iniciais e dúvidas. 



Alguns dos temas levantados foram os desconfortos da gravidez e alternativas não-farmacólogicas de alívios; alimentação para gestantes; além de reforçar mais uma vez sobre o processo de fortalecimento da mulher durante a gravidez, buscando informações e questionando sempre, se colocando como consumidora desde o início até o momento do parto. É importante reforçarmos tal questão pois há uma tendência em optar-se pelo parto humanizado com base em um modismo já notável, sendo que ter uma doula não é indicação de que o parto será natural. A mulher tem que assumir as rédeas da situação ou então transferirá para este outro profissional seu poder, agindo do mesmo modo que já faz com os médicos. 

Dessa vez levamos comidas e durante o bate-papo compartilhamos frutas entre todos. Sempre de forma descontraída e informal, os presentes se sentiram bem acolhidos e nutridos em suas perspectivas. Nos da R.A.M.A. estamos muito felizes pelo sucesso do projeto CIRANDA GRÁVIDA e esperamos que outras mulheres possam cada vez mais ter acesso à espaços como estes. No que depender de nós, o faremos aqui por Natal! Contamos com sua ajuda na divulgação deste projeto; qualquer dúvida, entrem em contato conosco!

Um comentário:

Clara Rosa disse...

que ótimo, eu quero participar!
samiapsi@yahoo.com.br