"É tempo de se falar, mostrar e compartilhar o conhecimento das mulheres, de uma maneira mágica, mística. É tempo de as mulheres descobrirem mais sobre seus próprios mistérios - seus processos de mesntruação e nascimento e os ciclos de suas emoções. É tempo de compartilhar isso com os homens. Muitas mulheres dizem: 'O que posso compartilhar? Eu mesma não compreendo.' Bem, é tempo de elas se voltarem para dentro de si mesmas e dizer: 'O que é isto que estou sentindo? Se tivesse de explicar a alguém o que é ser uma mulher, o que diria? O que posso fazer para me tornar mais como deusa num corpo de mulher - mais uma criadora de magia?' A Deusa interior é aquela que sabe - que leva informação de um sistema para outro."

Terra: Chaves Pleiadianas para a Biblioteca Viva - Barbara Marciniak

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

4° Encontro Projeto Ciranda Grávida

Aconteceu no dia 26.11.2011 o 4° Encontro da 1° Edição do Projeto Ciranda Grávida. Com o tema 'Direitos da Mãe e do Bebê e Plano de Parto', o encontro foi dividido em 3 momentos: dúvidas das grávidas presentes, relatos de partos das mamães paridas e discussão da Cartilha dos Direitos Mãe-Bebê do Ministério da Saúde. Tivemos a presença de 2 grávidas, e uma delas nos relatou alguns desconfortos emocionais com relação à postura de sua médica que já começa a 'inventar desculpas' para levá-la a uma cesárea. Como a data prevista do parto dela é pra 5 de janeiro, não é de se estranhar que isso aconteceria né? É desconfortante pensar assim, mas aqui em Natal a lista de médic@s que realmente fazem da luta pelo respeito ao parir natural e respeituoso uma prática diária está quase nula, infelizmente. 

Parteira, grávidas, avós, papai, mamães paridas e filhotes reunidos. 

Os relatos de partos foram fortes para aquelas que reviviam seus partos e pras grávidas de primeira viagem que ali estavam. Pela segunda vez a mamãe de Sananda, Karla, nos presenteou com os relatos de seus 2 partos: o primeiro hospitalar e cheio de intervenções, o segundo domiciliar e com uma conexão forte com o mundo espiritual. Karla faz parte da doutrina do Santo Daime e durante seu segundo parto optou por confiar no divino e em seus mestres espirituais á todo instante, 'ter fé me permitiu se entregar', disse ela.  Tivemos a honra também de ouvir Marina, mãe de Luã, falar sobre sua cesárea que ainda está sendo digerida e entendida, e 'relembrá-la de forma inesperada foi dolorido', me disse ela no outro dia. Mas a fala tem um poder curador gigantesco - ao relembrar olhamos com olhos de observadores aquilo que passou e, assim, temos a oportunidade de entender melhor a relação entre todos os elementos que compõe o cenário, aceitando com mais leveza o que antes era devastador. 


Os pequenos-gigantes Luã e Sananda - presenças ilustres na Ciranda Grávida. 

Agradecemos enormemente á Karla e Marina por abrirem seus corações para nós; esperamos que muitas outras mulheres façam o mesmo - falem sobre suas alegrias e suas dores e, assim, possam gritar e cantar o que são para o mundo. E nos encontramos na próxima Ciranda Grávida, a 5° e última edição deste ano cheio de aprendizados. Axé e muita luz á tod@s! 

Eu e Sananda felizes da vida tirando foto depois de apostar corrida! =)

Um comentário:

Quem? disse...

Lindo demais...
Iniciativa curadora e fortalecedora de uma maternidade integral...

Lindas fotos!! Crianças lindas!
Grato