"É tempo de se falar, mostrar e compartilhar o conhecimento das mulheres, de uma maneira mágica, mística. É tempo de as mulheres descobrirem mais sobre seus próprios mistérios - seus processos de mesntruação e nascimento e os ciclos de suas emoções. É tempo de compartilhar isso com os homens. Muitas mulheres dizem: 'O que posso compartilhar? Eu mesma não compreendo.' Bem, é tempo de elas se voltarem para dentro de si mesmas e dizer: 'O que é isto que estou sentindo? Se tivesse de explicar a alguém o que é ser uma mulher, o que diria? O que posso fazer para me tornar mais como deusa num corpo de mulher - mais uma criadora de magia?' A Deusa interior é aquela que sabe - que leva informação de um sistema para outro."

Terra: Chaves Pleiadianas para a Biblioteca Viva - Barbara Marciniak

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

5° Encontro Projeto Ciranda Grávida

Aconteceu no dia 17.12.2011 o 5° Encontro da 1° edição do Projeto Ciranda Grávida. O tema previamente escolhido era 'Amamentação e cuidado pós-parto', mas com a presença ilustre da Dra. Edilsa Pinheiro e de duas grávidas no início da gravidez, fizemos uma adaptação para melhor aproveitar as pessoas presentes. Dra. Edilsa estava voltando de Brasília, onde participou do I Seminário Nacional sobre Humanização do Parto e Nascimento e do I Fórum Nacional de Doulas. Ela pode compartilhar conosco os debates lá feitos, nos mostrando um pouco a real situação da rede pública dentro do campo obstétrico. Enfatizou o Projeto Cegonha que está sendo implementado pelo governo no SUS e as diretrizes a serem executadas pro ano de 2012. Um ponto importante de ser apontado é a capacitação de doulas multiplicadoras - reciclagem das doulas já capacitadas e estas agindo como agentes de multiplicação e sensibilização de outros profissionais. Fantástico! 

Última Ciranda do ano - empoderamento e sorrisos! 

Em seguida ouvimos o relato de parto emocionado e cheio de sorrisos de Ni, uma arte-educadora plena de vida. Mãe de Heitor, Ni teve uma experiência de parto na rede pública e mesmo com as intervenções, ainda assim suas lembranças são positivas. Aproveitamos para dramatizar e questionar um pouco sobre o quadro que ela encontrou na maternidade, a postura dos profissionais e as intervenções feitas, levantando assim a necessidade das grávidas se colocaram enquanto consumidoras, não encarando como ações normais as encontradas no cenário hospitalar. 

Compartilhamos comidas e abraços, e fechamos o ano com a certeza de que o Projeto Ciranda Grávida irá crescer como os bebês que habitam os ventres das duas mamães presentes. Esperamos acompanhá-las e poder ajudar, não só a elas mas a muitas outras mulheres que foram mães, que são mães, que querem ser mães. 


A faceta mãe da mulher pode chegar de diversas formas; acessar e acolher os vários rostos que habitam nossa psique feminina é um passo importante para vivenciar uma gravidez ativa e emponderada. Pensando nisto, para 2012 estamos com mais um projeto em gestação - A.M.A. (Arte é Meditação para o Auto-conhecimento) - onde estaremos trabalhando a força de fêmea que nos habita através de vivências dialógicas entre o que há de essencial dentro de cada ser e sua expressão/materialização através das mãos. Aguardem maiores informações em breve!!! E um Feliz 2012!!!




Um comentário:

July disse...

Linda, fêmea, mulher, felina! Ser iluminado que talvez não saiba o quanto me ensina!
Beijos, flor, e muitos fluxos de positividade para o ano que se aproxima..
July